Nível HabilitaçãoDuração
GraduaçãoBacharel4 anos


A PROFISSÃO

O curso de Ciências Contábeis tem por objeto de estudo o patrimônio da empresa (suas receitas e despesas) buscando melhor aproveitamento dos recursos financeiros, variações nos aspectos quantitativos e qualitativos. O profissional da área de contabilidade gerencia as contas da empresa, planeja, coordena e controla todas as suas atividades financeiras. Por isso ele tem que ter uma visão ampla dos negócios para fins de uma oportuna aplicação.

O MERCADO DE TRABALHO

A área contábil encontra-se em contínua expansão. É importante frisar que toda empresa necessita do profissional de contabilidade para exercer atividades que só este tem a qualificação, sendo a maior procura por órgãos públicos.


A CARREIRA

A carreira de contabilista está em alta. O setor público é um segmento que está bastante aquecido, há uma tendência de que cada vez mais os órgãos públicos contratem esse profissional para melhorar os processos de contabilidade pública. É importante salientar que existem poucos profissionais que se dedicam à pesquisa e à docência, o que mantém em alta a procura por contabilistas que queiram se dedicar à carreira acadêmica. Nas capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais. O contador ainda pode optar por carreira autônoma, com boas perspectivas em todo país.