Nível HabilitaçãoDuração
GraduaçãoTecnólogo2 anos


A PROFISSÃO

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Cabe ao profissional à avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

O MERCADO DE TRABALHO

A complexidade da legislação trabalhista leva as indústrias a contratar profissionais especializados em áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os principais empregadores, mas micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional.


A CARREIRA

Como sua função é gerenciar pessoas, ele tem que conhecer e avaliar muito bem os funcionários da empresa. Ele tem que conhecer também muito bem os objetivos da empresa e assim fazer a ponte entre o que empresa quer e os funcionários podem dar. Além de definir as estratégias de aproveitamento dos funcionários dentro da empresa, o profissional técnico em Recursos Humanos também deve se preocupar com o bem estar e bom funcionamento das equipes. Atuando como um mediador de conflitos, o profissional de RH, busca sempre a conciliação entre as partes para que o funcionamento da empresa não seja prejudicado. Também é função do profissional técnico em Recursos Humanos fiscalizar o cumprimento da Lei.